O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) está fazendo parceria com empresas e instituições para viabilizar a doação de sangue por parte dos seus funcionários. Segundo Veronésia Rosal, da Coordenação de Educação em Saúde, no período de 15 a 21 de setembro, através de convênio realizado com o Comercial Carvalho, foram realizadas 641 doações de sangue.
Nesta semana, a equipe do Hemopi está envolvida no projeto Ciranda do Bem, com o Grupo Claudino. “É o segundo ano de realização do projeto e nesta edição a previsão é fazer cerca de 500 doações de sangue”, comenta.
Veronésia explica ainda que as empresas podem participar de campanhas de doação de sangue e de medula óssea. “A empresa entra em contato com o Hemopi e faz o cadastro”, diz, declarando que já foram celebrados convênios para doação de sangue com a maçonaria, faculdades e empresas.
“No sábado, 27, estaremos fazendo coleta de sangue na Faculdade Santo Agostinho e também com integrantes da Igreja Batista”, ressalta, lembrando ainda que estão envolvidos na campanha a Unesc, Novafapi, Facid e Facime.
Neste mês, Veronésia diz que a campanha de doação de sangue foi centralizada em Teresina, mas em outubro o caminhão de coleta de sangue deve percorrer alguns municípios.
Por Izabel Cardoso