A Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a 1ª Coordenação Regional de Saúde estão reunidas com mais de vinte municípios vinculados às Regionais de Parnaíba e Piripiri.
O evento que está ocorrendo no auditório da Universidade Estadual do Piauí teve início na manhã de ontem, 23 e vai até o dia 25 de setembro; foi dividido em três etapas: A primeira é uma Avaliação do Programa das Ações Prioritárias de Vigilância em Saúde em 2007; seguida de uma Avaliação do Pacto pela Vida do primeiro semestre de 2008 e finaliza com um Seminário de Pactuação de Programação das Ações de Vigilância em Saúde 2008/2009.
Os principais objetivos são a avaliação junto aos municípios do alcance dos indicadores da Pactuação da Vigilância em Saúde de 2007 e efetuar a pactuação dos novos indicadores de 2008/2009.
Estão participando os secretários municipais de Saúde; enfermeiros coordenadores do Programa Saúde da Família e supervisores de endemias.
O evento deu início com uma dinâmica de apresentação de boas vindas aos participantes; em seguida foram abordados os conceitos de avaliação e monitoramento e apresentação dos instrumentos de avaliação. Nos demais dias serão realizadas as avaliações dos municípios e traçada a pactuação para os anos de 2008/2009.
De acordo com Liana Vasconcelos, coordenadora do evento, a avaliação é um momento de reflexão sobre o que foi feito em cada município, o que foi pactuado, como foi realizado, os resultados e o que pode ser melhorado. “Essa é uma ação conjunta que envolve todos os níveis; o federal que estabelece o pacto e as metas; o estadual que monitora, acompanha, coordena e supervisiona e o municipal que executa os planos.” Disse.
Na oportunidade também foi apresentado o Portal da Saúde do Estado do Piauí que foi criado com a finalidade de disponibilizar, no menor espaço de tempo possível, os dados e informações oriundas dos diversos sistemas de informação em saúde.
Para Luis Carlos, Coordenador da Regional de Parnaíba, a pactuação da área em vigilância em saúde – PAVS é uma maneira simples que os municípios têm de assumir um compromisso de ações básicas do controle de agravo da saúde. “Esse é um momento muito importante para que o município possa, dentro da sua realidade, pactuar as ações através da sua capacidade de atuação. Cabe a nós como Regional prestar esse acompanhamento e orientação para que essa pactuação transcorra satisfatoriamente.” Declarou.
Por Cíntia Castelo Branco