Em Outubro o Piauí será sede de mais uma edição do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Atenção Primária à Saúde, especialmente voltado para os gestores/gerentes dos serviços de saúde. O Curso será realizado nos dias 08, 09 e 10 Água Limpa Hotel. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde, CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Universidade de Toronto e os governos estaduais do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas. O curso visa o aprofundamento dos gestores nos conhecimentos sobre Atenção Primária à Saúde.
A necessidade do curso partiu de um estudo amplo feito pelo CONASS - que identificou a necessidade dos gestores de serviços de saúde em saber mais sobre a Atenção Primária à Saúde e estarem melhor preparados para desenvolver as atribuições das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Assim, o Ministério da Saúde e o CONASS se juntaram à Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto (Canadá) para incluir o Piauí no projeto “Intercâmbio de Conhecimento para a Equidade”.
O principal objetivo do projeto é fortalecer a Atenção Básica à Saúde estabelecendo mudanças no atual modelo. Os impulsos para a partida do projeto foi a necessidade de integração das diversas áreas técnicas, níveis de gestão, a importância de desenvolver recursos locais assim como incentivar os recursos já existentes e otimizar o trabalho em equipe.
O curso terá quatro módulos com atividades presenciais por três dias e os participantes deverão elaborar projetos em equipe que mostrem soluções e melhorias para os problemas de saúde da região de responsabilidade da equipe. Devem participar os técnicos gestores/gerentes estaduais, coordenadores de programas e ações de saúde, nos âmbitos estadual, regional e local, diretamente ligados à Atenção Básica/APS. O curso abrange as secretarias estaduais e municipais de saúde.
Elementos teóricos e práticos serão passados para os participantes para desenvolver suas habilidades na resolução de suas atribuições.
Por Samira Ramalho