Amanhã, 10, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Para celebrar a data, a Secretaria Estadual de Saúde preparou uma série de atividades que pretendem discutir informações sobre o assunto.
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde traz para o centro dos debates, a questão da lacuna entre a demanda provocada pelos transtornos mentais e os recursos financeiros, humanos e de serviços disponíveis para atendê-la. O tema será: “Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania”. Com isso, espera-se fortalecer o compromisso dos países no sentido de elevar a oferta de ações e serviços, melhorando a atenção e reduzindo iniqüidades.
No Piauí, a programação vai acontecer em dois momentos. O primeiro começa a ser realizado hoje, 09, com a mobilização no interior do Estado. A prioridade é divulgar nos municípios os serviços dos Centros de Apoio Psicossocial – Caps, ainda desconhecido por uma boa parte da população. “A gente vai trabalhar em cima da construção da rede hospitalar”, disse a gerente estadual de atenção à saúde mental, Edna Castelo Branco.
O segundo momento será na capital, com palestras envolvendo a temática. O evento vai acontecer no auditório da Facime, a partir das 8h. “Estamos realizando estas atividades fora do hospital exatamente para integrar o mesmo com a sociedade, e com isso, pretendemos ultrapassar as barreiras que ainda hoje existem”, explicou a diretora do Hospital Areolino de Abreu, Márcia Astrês.
O objetivo maior das atividades é colocar ênfase na necessidade de fazer da saúde mental uma prioridade na política dos diversos países.
No Brasil, a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde propõe o debate sobre a ampliação do acesso a atenção, com foco nas ações da saúde mental, na atenção primária e na organização das redes articuladas de saúde.
Veja abaixo a programação em Teresina:
Programação
8hs – Abertura
08h30min – Apresentação Teatral (Grupo de Teatro do Hospital Areolino de Abreu)
08h50min – Palestra: Doença Mental X Saúde Mental: limites entre razão e a anormalidade. Palestrante: Cristóvão Madeira
09h20min – Palestra: Transtornos de Ansiedade e de Depressão: os males do século. Palestrante: Ediwyrton Freitas M. Barros.
10hs – Coffee Break
10h20min – Palestra: Violência Sexual: Interfaces com o sofrimento psíquico. Palestrante: Rosilane de Lima B. Magalhães
11h10min – Palestra: Trânsito Seguro; reflexões sobre o equilíbrio emocional do condutor. Palestrante: Gildenir Pereira Martins Vieira
11h50min – Debate
12hs – Encerramento
Por Cyntia Veras