O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está mais acessível aos doadores voluntários de sangue, através do site hemopi.pi.gov.br, em que o órgão está aberto de forma objetiva sobre as suas atribuições na área de saúde, bem como oportunizando o agendamento de doações de sangue.
Doar sangue é o mais importante ato de solidariedade humana, que pode ser realizado por pessoa saudável, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos.
História - A hemoterapia (ciência que estuda o tratamento de doenças utilizando o sangue humano) tem origem com a descoberta da circulação sangüínea em 1627, por William Harvey.
A primeira transfusão de sangue foi realizada em 1667 (século VXII) em Paris, pelo médico e professor de filosofia e matemática Jean Baptista Denis que utilizou sangue de carneiro em um paciente com febre tifo, que faleceu depois da terceira transfusão.
Outras tentativas de transfusão heteróloga, isto é, com sangue de animais de espécies diferentes, não tiveram sucesso, levando à proibição da prática na Europa durante 150 anos. Apesar da proibição, em 1788 (século XVIII), Pontice e Landois conseguiram realizar transfusões homólogas, ou seja, entre animais da mesma espécie.
Após a experiência com animais, em 1818, James Blundel conseguiu realizar, com sucesso, transfusões com sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto. Mesmo com o sucesso de algumas experiências e do avanço que as descobertas já representavam, muitos problemas ainda desafiavam a questão da transfusão de sangue para que fosse realizada de forma segura, ou seja, com a certeza de que não iria acontecer uma incompatibilidade ou rejeição, pois até então nada havia sido descoberto sobre a coagulação sangüínea e outras reações.
Em 1900, Karl Landesteiner, imunologista austríaco, descobre o sistema ABO, ou seja, a classificação do sangue em grupo sangüíneo, e quase quatro décadas depois é descoberto o fator Rh, seguido de outras descobertas de anticoagulantes por cientistas como Loitt e Mollison, o que muito contribuiu para o avanço da hemoterapia.
Estas descobertas, aliadas ao desenvolvimento de técnicas e equipamentos de conservação e refrigeração, permitiram a organização dos bancos de sangue, sendo o primeiro criado em 1936 em Barcelona, durante a Guerra Civil Espanhola, tendo se expandido durante a Segunda Guerra Mundial.
Por Antônio de Pádua