Está marcada para dezembro a inauguração da Central de Regulação da Assistência à Saúde em São Raimundo Nonato. “O governo está trabalhando arduamente nas centrais de regulação, que vão contribuir para que os casos de pacientes sejam resolvidos de forma mais rápida e eficiente. O objetivo primordial é salvar vidas”, disse o governador Wellington Dias durante visita às obras da Central, ontem (05/11), acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho e do superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria, Albano Amorim.
A Central faz parte do plano para garantir o acesso dos usuários do SUS aos serviços de saúde (consultas, exames e internações), assegurando o profissionalismo no encaminhamento de pacientes de uma unidade de saúde a outra e evitando a reserva de leitos com base na influência pessoal. “A Central vai acessar toda a rede de hospitais públicos e credenciados pelo SUS, verificando onde o paciente pode ser melhor atendido”, explicou Amorim.
Além disso, a regulação contribui para reduzir a sobrecarga dos serviços de atendimento de urgência com casos não urgentes, em virtude das dificuldades de acesso ao sistema de saúde. Também vai evitar que pacientes sejam retirados de sua região por problemas que possam ser resolvidos ali mesmo. E desonerar o sistema na medida em que disponibilizará os resultados de exames já feitos em outros hospitais da rede, dispensando a repetição desnecessária de exames.
“Com esse novo sistema, a saúde moraliza e agiliza o atendimento para homens e mulheres que necessitem de assistência hospitalar”, disse o secretário Assis Carvalho.
São Raimundo Nonato e mais quatro macrorregiões (Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus) terão Centrais de Regulamento, além de Teresina.