A Secretaria Estadual de Saúde promove o primeiro Treinamento de Parteiras Tradicionais. O evento acontece na Escola Fazendária e encerra hoje ,dia 06, com a presença de 20 parteiras de municípios, como Barras, Prata do Piauí e Aroazes, que vieram acompanhadas por enfermeiros das secretarias municipais.
O objetivo do treinamento não é formar parteiras, mas orientá-las aproveitando todo a experiência para que assim incentivem as gestantes e aconselhem quanto ao pré-natal até a hora do parto, que deve ser hospitalizado, com todas as medidas de segurança para a mãe e o bebê.
Essa medida faz parte de uma recomendação do Ministério da Saúde, pois entende-se que uma parteira bem preparada pode orientar a gestante para fazer o parto normal, acompanhá-la desde os exames realizados durante a gravidez, ate os 42 dias de repouso após o parto.
“ As parteiras são essenciais para as comunidades mais distantes, e com esse treinamento poderemos melhorar essa assistência, já que melhor preparadas poderão orientar as gestantes quanto ao pré- natal, parto seguros, em ambiente hospitalar, entretanto nos casos em que houver emergência elas poderão realizar os partos com mais cuidado, mantendo mãe e bebê a salvo", orgulha-se a coordenadora estadual de saúde da mulher, Auzeni Moura Fé.
O treinamento com duração de dois dia, foi realizado com aulas dinâmicas e distribuição de material para os participantes. As ministrantes são professoras de enfermagem com especialização em obstetrícia.