Nunca são demais as informações quando o assunto se trata de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, técnicos do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde estão hoje, 13, em Teresina participando do I Seminário Estadual de Redução de Danos.
O Seminário tem como principal objetivo discutir estratégias para a criação do Plano Estadual de Redução de Danos. “Neste momento nós vamos fazer um esboço do nosso Plano”, disse a gerente de atenção à saúde, Vânia Leão.
De acordo com a assessora técnica do Programa Nacional de DST/Aids, Denise Serafim, a redução de danos é uma prioridade do Ministério da Saúde. “A gente presta apoio para os estados no sentido de levarmos as diretrizes nacionais para apoiar a estruturação de um plano local. Hoje, especificamente, estamos priorizando discutir a questão das estratégias da redução de danos. Como a gente já fomentou isso durante todo este ano, os estados estão se organizando para isso, então alguns já escreveram os seus planos, outros estão querendo agendar um encontro com a gente para discutir melhor, como é o caso de Teresina agora, assim como também existem outros que já estão realizando o seu plano”, explicou.