Em 2008, o Piauí recebeu cerca de R$ 4 milhões destinados a 108 municípios do Estado com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, recurso distribuído em todo o Brasil.
Ontem, 19, técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Teresina para discutir a utilidade desses recursos de Compensação das Especificidades Regionais – CER, e ainda uma avaliação dos planos de trabalhos nos municípios.
O assessor técnico da coordenação de gestão da atenção básica do MS, Robson Xavier, deu mais detalhes sobre o assunto. “Nesse momento nós vamos discutir onde os municípios estão utilizando esses recursos, quais têm sido as facilidades para aquisição dos equipamentos, desenvolvimento das atividades da ação básica, as dificuldades que enfrentam, o impacto que essas ações estão tendo em seus municípios e obviamente trazer mais transparência na utilização desses recursos”.
Para 2009, os mesmos municípios piauienses vão receber os recursos. “Os recursos para o próximo ano já estão garantidos, deverão continuar os 108 municípios. Os recursos que o Piauí recebe são aplicados em ações voltadas para a saúde da família”, disse a coordenadora de gestão da gerência de atenção básica, Rosa Milanês.