Considerando as ações específicas previstas pela Política Nacional de Promoção da Saúde, aprovada pela Portaria nº 687, de 30 de março de 2006, bem como a importância e a necessidade de ações inter-setoriais de Planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção e controle do tabagismo, a secretaria de Saúde resolveu instituir o Comitê Estadual de Controle do Tabagismo. O lançamento aconteceu na manhã de hoje, 25, na Maternidade Dona Evangelina Rosa.
O objetivo é intensificar as ações e serviços, para assim, reduzir a prevalência de fumantes e o número de mortes causadas pelo tabagismo no Piauí. ”Acho que já avançamos bastante. Sou de uma geração em que fumar era coisa para gente chique, hoje, as pessoas já tem consciência de que o fumo não tem nada de bom, pelo contrário, só traz malefícios a saúde. Não temos dúvidas de que debates como esse contribui cada vez mais para que as pessoas consigam se livrar dessa droga”, disse o secretário de Saúde, Assis Carvalho.
O Comitê tem caráter propositivo e educativo, formado por representantes de instituições e entidades que tenham trabalho relacionado ao fumo desenvolvido no Estado. “Assumimos o compromisso de estar realizando nossa primeira reunião agora no início de dezembro para já elaborarmos um planejamento de ações para o ano de 2009. A partir desse planejamento é que nós vamos estar desenvolvendo as ações de forma coletiva”, afirmou Norma Sueli, coordenadora estadual atenção à saúde do adulto e do idoso .
A Organização Mundial de Saúde – OMS considera o tabagismo como um dos mais graves problemas de saúde pública e responsável por cerca de cinco milhões de mortes em todo o mundo. A idade média de iniciação do fumo é aos 15 anos de idade. É comprovado que na faixa etária entre 12 e 18 o efeito da nicotina em causar dependência é ainda mais intenso.
Mais Informações
Coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso - Norma Sueli.
3216-3568 / 3216-3565