Hoje e amanhã, seis equipes saem da Secretaria de Saúde para os municípios que solicitaram auxílio para cumprir a meta da vacinação contra rubéola. Os técnicos vão se juntar às equipes das prefeituras para intensificar a campanha de divulgação nos municípios e garantir estrutura de transporte e pessoal para vacinar comunidades de difícil acesso.
Segundo o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Albano Amorim, “as doses de vacina são suficientes para imunizar toda a população na faixa etária entre 20 e 39 anos”.
A DOENÇA - Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
Veja a rota das equipes
Equipe 1 – Uruçuí
Equipe 2 – Barras, Luzilândia, Porto e Joca Marques
Equipe 3 – Murici dos Portelas
Equipe 4 – Valença, Santa Cruz dos Milagres, Pimenteiras, Elesbão Veloso e S. Miguel da Baixa Grande
Equipe 5 – Coronel José Dias, São Raimundo Nonato
Equipe 6 – Parnaguá e Gilbúes