Começou hoje, 01, o treinamento para urgências e emergências maternas, direcionado para médicos e enfermeiros de nove maternidades do Estado. Esse treinamento faz parte das estratégias para minimizar as complicações e mortes de gestantes e bebês. Os participantes são de maternidades e hospitais de Pedro II, Piracuruca, Barras, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Teresina, onde ficam a maternidade estadual Evangelina Rosa e as municipais dos bairros Promorar, Buenos Aires, Satélite e Dirceu Arcoverde.
“Os números de mortalidade materna no Piauí ainda são relativamente altos, mas as estratégias que partem das maternidades com o apoio da Secretaria estão controlando satisfatoriamente os riscos para as gestantes.” Valeria Ribeiro, enfermeira e técnica da coordenação de saúde da mulher.
O treinamento é dividido em duas turmas, cada uma com 33 profissionais das nove maternidades e tem duração de três dias para cada uma, terminando na sexta-feira, 06. As aulas são ministradas por médicos ginecologistas e obstetras e os participantes recebem um material didático de apoio.
“Esse treinamento é extremamente importante para reciclagem de conhecimentos, apesar dos nossos números e mortalidade serem relativamente baixos. Somos referência em atendimentos de urgência e emergência até para os estados próximos como Ceará e Maranhão”, afirma o obstetra Lusimário Rodrigues, que atende na maternidade do Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.