Com o objetivo de estimar a prevalência do uso de fumo e da exposição à fumaça tabagística ambiental e outros fatores de risco de câncer, os técnicos da coordenação de atenção a saúde do adulto e idoso vai realizar entre os dias 04 e 18 de dezembro, a pesquisa intitulada “Inquérito Institucional sobre o Uso do Fumo e Outros Fatores de Risco de Câncer”, com vistas a subsidiar ações futuras de prevenção e controle desses agravos dentro da própria secretaria.
“A nossa idéia, com a pesquisa, é contribuir para tomar a Secretaria da Saúde um espaço promotor de Saúde e consolidá-la efetivamente como um ambiente livre de fumo”, afirma a coordenadora Norma Sueli. A pesquisa será lançada no dia 03, pelo Secretário Assis Carvalho, durante a abertura do Seminário “20 ANOS do SUS no PIAUÍ: construindo o SUS que dá certo”.
Os dados da pesquisa vão servir de parâmetro para a avaliação do processo de reimplementação da “Secretaria da Saúde Livre de Fumo” e servirá como um instrumento de sensibilização dos funcionários para o combate à poluição tabagística nas dependências do Órgão.
Deverão participar 500 funcionários, de ambos os sexos, distribuídos nos setores do Órgão, selecionados aleatoriamente. Será utilizado um questionário modelo auto-aplicável, que deverá ser respondido pelo funcionário selecionado, após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando sua participação no estudo.
A pesquisa segue todos os procedimentos recomendados pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA para a sua realização.
Após a tabulação e a análise estatística dos dados, os resultados serão apresentados em publicação própria, que será oportunamente distribuída e serão divulgados no Portal da Secretaria da Saúde e outros afins.