O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, neste final de ano, já se prepara para assegurar o estoque do produto para alimentar recém-nascidos prematuros. De acordo com a supervisora Vanessa Paz, no final de ano há redução do estoque porque as doadoras que colaboram viajam. Para evitar a falta de leite materno, a partir desta semana, a Maternidade inicia campanha de arrecadação, no sentido de sensibilizar mães para que doem o excesso de leite.
“Atualmente, estamos recolhendo de 2,5 a 3 litros de leite materno por dia, quando nossa necessidade é de 7 a 8 litros diários”, disse a supervisora. Para manter o estoque, a Maternidade precisa também ter pelo menos 30 doadoras permanentes. “Temos pouco leite armazenado para o número de bebês que precisam do produto”, disse Vanessa Paz.
Podem doar leite, as mães que têm uma quantidade excedente, estão saudáveis e não tomam nenhum tipo de medicamento contra-indicado. A interessada pode ligar para o telefone 3222 2022 e receberá todas as informações de como fazer a retirada do leite em casa. A mãe receberá também frascos esterilizados e o material será recolhido na residência da doadora pela equipe da Maternidade.
“O leite é importante porque serve para a alimentação de bebês prematuros, que nascem com patologias e debilitados. No geral, o produto é mais utilizado em bebês que estão nas UTIs”, disse a supervisora.
Por Valdamir Alvarenga