Mais uma etapa da reforma do Hospital Getúlio Vargas será entregue nesta quinta-feira, 18, às 12h, com a presença do governador Wellington Dias. Quase R$ 2 milhões foram pelo Governo do Estado em convênio com o Ministério da Saúde na reforma completa, ampliação e aquisição de materiais permanentes da Unidade de Terapia Intensiva HGV. Os investimentos permitirão aumentar em 100% a capacidade de atendimento do setor, que passa de 08 para 16 leitos.
A recomendação do Ministério da Saúde é de que cada hospital de nível terciário com mais de 100 leitos deve ter no mínimo 6% desses leitos dedicados à Unidade de Terapia Intensiva. Com a ampliação, o HGV vai se adequar ao que o Ministério da Saúde preconiza. “A UTI foi plenamente reconstruída e adequada aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde. Esta unidade pode ser comparada a outras existentes nos grandes centros médicos do país”, ressalta o diretor do HGV, Noé Fortes.
O secretário Assis Carvalho falou sobre a importância da obra. “Essa obra faz parte da modernização do HGV, mas muitas mudanças ainda virão”, afirma.
A obra na parte física englobou a recuperação de toda rede hidráulica e elétrica, a implantação da estrutura de climatização e aquisição de equipamentos modernos, além da capacitação de todos os profissionais que integram a equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.
Por Fátima Oliveira