No período de 9 de agosto a 12 de setembro de 2008, o Ministério da Saúde realizou a campanha Brasil Livre da Rubéola, onde esta foi dividida em duas fases. A primeira foi o lançamento da campanha, no dia 9 de agosto. Nesse dia, o tema foi “Vacinação Virou Programa Família”, pois além do início da imunização contra a rubéola – para homens e mulheres de 20 a 39 anos –, também houve a vacinação contra a paralisia infantil para todas as crianças com menos de 5 anos. A segunda fase da campanha, focada exclusivamente no combate à rubéola, foi veiculada a partir de 10 de agosto. O objetivo era vacinar cerca de 70 milhões de pessoas, até 12 de setembro.
Em onze estados brasileiros não foi possível alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%, e por isso, em todo o Brasil, a campanha continua até o dia 5 de janeiro de 2009. No Piauí, a cobertura chegou a 92,46%.
A Secretaria de Saúde está mais uma vez empenhada na campanha. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Eudóxia Dantas, existe uma dificuldade na mobilização por conta do recesso do final de ano. “Todo o país está mobilizado mais uma vez na campanha contra a rubéola, mas o recesso do final de ano tem nos prejudicado nessa mobilização, pois tudo está parado. Acredito que por conta disso, o Ministério da Saúde prorrogue mais uma vez o período de vacinação, e assim, a gente consiga alcançar a nossa meta”, disse.