O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, atende anualmente uma média de 60 mil pessoas em todo o Estado. Até 2010, a maior parte dos municípios do Piauí deve estar coberta pelo serviço. Teresina vai receber ainda, a Unidade Metropolitana, que servirá às cidades vizinhas da capital, como Demerval Lobão e Altos.
Outra novidade que o SAMU apresenta para janeiro de 2009 são as motolâncias. São motocicletas equipadas com aparelhagem que garantem atendimento emergencial básico ou até que uma ambulância chegue ao local. No primeiro momento serão entregues seis, distribuídas pelas macrorregiões de Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.
As motolâncias, como são chamadas, são motos de 250 cilindradas, montadas com equipamentos de socorro como desfibrilador, cilindro de oxigênio, talas de imobilização e medidor de pressão arterial. As motos vão prestar um grande serviço, já que são mais ágeis e transitam mais facilmente nas ruas. As motocicletas serão entregues para as 144 unidades presentes em todo o país.
“A expansão em todo o Piauí acontecerá de forma rápida através de ações como a implantação de novas unidades e a chegada das motolâncias, que possibilitam que muitas vidas sejam salvas e menos pessoas fiquem com seqüelas devido à falta de socorro imediato” afirmou o diretor de organização hospitalar e coordenador estadual do Samu no Piauí, Telmo Mesquita.
O Piauí conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presente em 14 cidades do Estado, são elas: Teresina, Parnaíba, Piracuruca, Oeiras, Cocal da Estação, Luis Correia, Piripiri, Picos, Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Buriti dos Lopes e Canto do Buriti. Esta última inaugurou a sua nova unidade no dia 15 deste mês.
Até março de 2009, mais 10 unidades devem ser instaladas nos municípios de Água Branca, Barras, Esperantina, Fronteiras, Bocaina, Simões, Paulistana, Simplício Mendes, Campo Maior e Pedro II.
O SAMU é uma rede que trabalha de forma eficiente. Através do número 192, as pessoas solicitam o atendimento que começa quando os técnicos da central de regulação atendem e transferem a ligação para um médico regulador, que orienta adequadamente o paciente ou a pessoa que fez a chamada de como proceder até que o atendimento móvel chegue.
Parte das ligações feitas para o 192 são trotes, o que prejudica o serviço. Além de ocuparem as linhas, fazem com que as unidades móveis se desloquem desnecessariamente. Teresina é uma das capitais que registram o menor número de trotes.
Motolâncias são destaque na Assembléia
O líder do governo da Assembléia Legislativa, deputado João de Deus, dedicou um dos seus últimos pronunciamentos antes do recesso de fin de ano, e chegada de recusos enviados pelo governo federal ao Piauí.
O governo federal sinalizou com o incremento de mais R$ 40 milhões para o Piauí, recurso para reajuste de procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, segundo o deputado João de Deus (PT), o Estado também será contemplado com seis “motolâncias” destinadas aos municípios de Teresina (duas unidades), Picos, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Floriano (uma unidade cada).
O deputado João de Deus afirmou que o objetivo é garantir um rápido atendimento em casos de emergência, principalmente a vítimas de acidentes de trânsito e em lugares de difícil acesso. O parlamentar explicou que as motolâncias não serão utilizadas para remoção, mas para prestar os primeiros socorros até a chegada da ambulância.
“Essas motos serão equipadas com equipamentos de suporte à vida, como desfribiladores e medicamentos. O piloto deve ser técnico em enfermagem, capacitado para prestar os primeiros socorros. Essa é uma experiência bem sucedida em outros países e que o governo federal começa a implantar no país. Acredito que será possível evitar a perda de vidas com esse novo sistema de atendimento móvel pela sua agilidade”, declarou.
De acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, a data de entrega das motolâncias ainda será definida pelo Ministério da Saúde, mas garantiu que as seis unidades já foram aprovadas para o Piauí. Segundo ele, esse é um novo projeto que esta sendo incorporado ao SAMU.
“Pedimos tanto as motos quanto a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sistema que é dividido em quatro cores para ajudar na classificação de risco. Quando for o vermelho é para um atendimento de urgência no próprio local. Verde é para retornar para uma unidade de saúde ou hospital de bairro. O amarelo é para uma observação para saber se realmente precisa de um atendimento e o azul serve de atendimentos mais simples como também para atendimentos mais grave e assim fazer alguns encaminhamentos. Todos esses sistemas farão parte da rede de urgência”, explicou.
Ao todo o Piauí terá quatro Unidades de Pronto Atendimento destinadas aos municípios de Oeiras (porte 1), São Raimundo Nonato (porte 2), Paranaíba (porte 3) e Teresina (porte 3).
Por Samira Ramalho
Edição: Sana Moraes
Colaboração: Assessoria Parlamentar