Quem ainda não se vacinou contra a rubéola vai ter uma nova chance. A campanha que aconteceu no período de 9 de agosto a 12 de setembro de 2008, realizada pelo Ministério da Saúde, junto as secretarias estaduais e municipais de saúde, foi prorrogada até o próximo dia 09.
O motivo, é que em 11 estados brasileiros não foi possível alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%, e por isso, em todo o Brasil, a mobilização continua.
As mulheres atenderem o chamado da campanha e conseguiram atingir a meta. A porcentagem geral é de 96,46% de cobertura vacinal entre as mulheres em todo o Brasil. Já os homens ainda vão ter que procurar o posto de saúde mais próximo já que a cobertura é de 91,26%.
A extensão da campanha já está obtendo resultados para o Piauí. A cobertura no Estado, que era de 92,46% até a última semana de 2008, teve um pequeno aumento para 92,54%. “Ainda é pouco, mas é uma melhora que serve, pois a gente sabe que já temos mais pessoas livres da Rubéola. Até o dia 09 ainda queremos aumentar esse número”, disse a coordenadora estadual de imunização, Eudóxia Dantas.
No Piauí, o quadro é parecido. Enquanto as mulheres estão com cobertura vacinal de 97,34%, o percentual de homens ainda não chegou aos 90%. Homens e mulheres com faixa etária de 20 a 39 anos devem se vacinar contra a doença.
Por Cyntia Veras