Implantado no início de dezembro do ano passado, o serviço de agendamento de consultas por telefone do Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas, Disque HGV, completa hoje (09), um mês de funcionamento.
Os últimos dados quanto ao número de consultas marcadas, revelam que das 29 especialidades disponíveis, as mais procuradas foram ortopedia, com 560 consultas agendadas, seguida por oftalmologia com 536 e ginecologia que teve 422 consultas. A menor procura foi na área de Geriatria, a qual registrou 07 agendamentos.
Segundo o secretário da Saúde, Assis Carvalho, o serviço foi criado com o objetivo de acabar com as longas filas, ação de atravessadores de consultas e, principalmente, oferecer agilidade, comodidade e conforto aos usuários. "As pessoas não precisam mais se deslocarem de suas casas para marcar uma consulta. Muitas chegavam a passar a noite e madrugada inteira em frente ao Ambulatório e mesmo assim ainda não conseguiam a consulta, isso não era justo", acrescenta.
A dona de casa Rita de Cássia da Silva, residente na zona sul de Teresina , diz que há quatro meses tentava marcar uma consulta para um oftalmologista e não conseguia. “Às vezes eu chegava a dormir na calçada do Ambulatório, mas sempre que chegava minha vez de ser atendida não tinha mais vaga. Com esse novo serviço consegui minha consulta logo na primeira ligação”, diz ela.
O agendamento da consulta pode ser realizado diretamente pelo próprio usuário através do número 0800 280 8673. Ele deve ter em mãos um documento de identificação para que os dados sejam repassados ao atendente. Após o recebimento dos dados será confirmado o dia e horário da consulta.
O serviço funciona de segunda à sexta – feira, de 8h às 20h e aos sábados de 8h às 14h da tarde. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo ou orelhão de qualquer cidade do Estado. As consultas de retorno são marcadas no próprio Ambulatório do HGV, no horário de 7h às 12 horas.