O secretário de Saúde Assis Carvalho anunciou hoje as alternativas para agilizar as consultas no Hospital Getúlio Vargas - HGV. Para as áreas que indicaram uma demanda maior que a oferta de consultas será realizado concurso público para contratação de mais profissionais. Concursados nestas áreas serão chamados. Enquanto isso não acontece, médicos preceptores e professores da Facime (Faculdade de Ciências Médicas) vão atender nas áreas de maior demanda. Das 31 especialidades médicas oferecidas pelo Ambulatório do HGV, cinco estão apresentando demanda superior à capacidade de atendimento: neurologia, neuropediatria, endocrinologia especializada em diabetes, proctologia e dermatologia. O dado foi revelado pelo relatório do Disque HGV – o serviço de agendamento de consultas por telefone do Hospital. Já foram agendadas para 2009 mais de 10 mil consultas através do Disque HGV. As áreas mais procuradas são ortopedia (13,48%), oftalmologia geral (12,96%), ginecologia (10,23%), dermatologia (8,62) e neurologia (7,56%). A maioria das consultas foi agendada para os primeiros três meses, o que demonstra, segundo o diretor do HGV, Noé Fortes, que o sistema é um sucesso. O diretor geral do HGV, Noé Fortes, e o superintendente da área hospitalar, Eucário Monteiro, apresentaram ao secretário Assis Carvalho algumas alternativas para resolver a questão. Um dos problemas é a escassez de especialistas em determinadas áreas. Médicos preceptores e professores da Facime vão atender nas áreas de Neurologia, Cardiologia e Proctologia. A Secretaria já solicitou à Facime que o mesmo sistema seja implantado nas áreas de Endocrinologia, Dermatologia e Neuropediatria. “Na área de Proctologia, já está sendo chamado um profissional que foi aprovado no concurso anterior”, disse Noé Fortes. A alta demanda por consultas no HGV não é nova, mas estava reprimida porque o paciente tentava marcar na fila e não conseguia porque o sistema era fechado e encerrava o agendamento quando preenchia as vagas do mês. O Disque HGV é um sistema aberto, onde o paciente liga e sempre marca sua consulta para a data que esteja disponível, mesmo que a mesma seja distante. O melhor é que o sistema dá a noção da demanda e com isso a secretaria pode programar ações específicas para resolver a necessidade dos usuários do SUS.