Começou hoje, 13, o Primeiro Seminário Territorial de Educação Permanente em Saúde entre Rios. O evento, que é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde tem como principal objetivo discutir a Política Nacional de Educação Permanente e sua aplicação no Estado. O Seminário está acontecendo no Água Limpa Hotel, permanecendo até amanhã, 14.
A programação teve abertura com a presença do secretário da Saúde, Assis Carvalho, falando sobre a importância e os benefícios que a educação pode trazer para a saúde pública do Piauí. “Não consigo imaginar uma área tão complexa como a Saúde desprovida de ações educativas que se inserem também nas políticas de humanização direcionadas aos servidores da Saúde. Assim, conseguimos adequar essa educação às necessidades da saúde pública e a partir delas encontrar as falhas e produzir as soluções” disse o secretário.
O público alvo do curso são servidores da Saúde, do Território entre Rios, que possui Teresina como a cidade de referência, mais 31 cidades, como Amarante e União, que são cortadas pelos principais rios do Estado, Parnaíba e Poty.
Para a assistente social, Rosa Fernandes, que trabalha na Maternidade Evangelina Rosa, a importância do Seminário e da aplicação da política, atualmente é fundamental para a melhor realização do seu trabalho. “Consigo ver na educação permanente um avanço grande para o Estado, devido à carência de novas normas técnicas e de atualizações para realizar melhor o nosso trabalho”, concluiu.
As palestras foram proferidas sobre e Saúde da Família e Atenção à Saúde. Após o almoço, a mesa redonda será comandada pela doutora em Saúde Pública, Laura Feuewerker, uma das estudiosas responsáveis pela formulação da política de Educação Permanente e que dividirá com os participantes o seu conhecimento sobre o assunto. As oficinas farão parte da programação do sábado, dia 14.