O clima de folia entrou hoje, pela manhã, no Hospital Areolino de Abreu com todo jeito de baile. Vestidos em fantasias irreverentes, os pacientes dançavam animadamente ao som das bandas da Policia Militar do Piauí, da Prefeitura de Teresina e da escola de samba Sambão. O evento teve a participação da Rainha e Rei do Carnaval de Teresina e os Reis da Terceira Idade.
“O carnaval do Areolino de Abreu é uma ótima saída para os pacientes extravasarem a sua energia” anima-se a diretora do hospital, Márcia Astres, que vê na preparação da festa uma ação que valoriza e insere, aos poucos, os pacientes nas atividades sociais.
As bandas da Policia Militar, Prefeitura e Sambão tocaram as marchinhas tradicionais além de transformarem músicas atuais em sons de carnaval de forma muito criativa. A bateria da Sambão incentivou o samba e o requebrado geral.
O Hospital também elegeu os próprios Rei e Rainha do Areolino de Abreu. Ao longo de quatro semanas, o concurso muito disputado deu a João e Marlene (nomes fictícios) a majestade do carnaval. “Foi muito difícil ganhar este concurso, muitas meninas queriam ganhar, mas eu mostrei o melhor samba no pé. Estou muito feliz em ser a rainha e poder dançar com meus amigos e as pessoas que cuidam de mim”, conta orgulhosa a rainha Marlene, paciente do hospital.
Eventos como esse fazem parte de programas de reabilitação para os pacientes, que esperam ansiosamente a chegada de datas como essa. “Mesmo estando internados e em crise, eles se sentem valorizados. É um momento onde há uma integração mais intensa entre quem trabalha e quem recebe os serviços do hospital Areolino de Abreu. Pacientes participam junto com os familiares e funcionários.” ressalta Márcia Astres.