Um prédio de cinco pavimentos que está sendo construído em frente ao Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella vai ampliar o antigo HDIC em 1.692,71 m². A obra, orçada em R$ 1.735.843,91, vai garantir mais conforto e melhores condições de atendimento aos pacientes", disse o secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho.
Financiada pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, a obra está na fase de alicerces. Foi iniciada no fim de janeiro e a primeira etapa (que compreende três pavimentos) deve ser concluída em seis meses. O novo prédio funcionará como anexo e o projeto compreende subsolo, térreo, e mais três andares. Os dois últimos pavimentos que constam no projeto serão construídos posteriormente.
No subsolo ficará um estacionamento com 14 vagas e o necrotério. No térreo funcionarão o acesso dos funcionários, atendimento de emergência, farmácia, serviço social, posto de enfermagem, salas de imunização, de aplicação de medicamentos, triagem médica e enfermagem, de curativos, de procedimentos especiais (invasivos), de inalação e o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), com salas de exames diferenciados.
No primeiro andar serão construídos um consultório odontológico, salas de sutura, de aplicação de medicamentos, de preparo de pacientes e consultórios.
O pavimento seguinte é destinado à Unidade de Diagnóstico por Imagem com salas de Endoscopia, Exame e Procedimentos com BWC, Raio-X com Telecomando, Ultrassonografia, Eletro e Ecocardiograma, Fluxo Vascular, Ergometria, Tomografia e outros. Também sala de repouso de plantonistas, Central de Laudos, Consultório, Câmaras Clara e Escura e Arquivo de Filmes e Chapas.
No terceiro andar, ficarão a Unidade de Patologia Clínica com laboratórios de parasitologia, virologia, micologia, hematologia, bacteriologia, biologia molecular com sala de revelação de géis, bioquímica e imunologia e outros, salas de coleta, sala para classificação e distribuição de amostra, de extração de ácidos nucléicos, de preparo de soluções e central de laudos.