Foi com muita festa que o município de Pavussu recebeu neste sábado, 28, das mãos do secretário de Saúde Assis Carvalho uma nova unidade de saúde com infraestrutura e equipamentos como laboratório parasitológico, material para exames de ultrassonografia, colchões e todo o mobiliário.
No município de 3.400 habitantes já existia um posto de saúde que funcionava em uma casa com uma estrutura fora dos padrões de atendimento, além de não conseguir mais atender à grande demanda por procedimentos como suturas e partos. O investimento de mais de 300 mil reais são do Tesouro Estadual.
“O momento do nascimento de uma criança é ímpar, então as nossas unidades de saúde estão focadas nas cidades pequenas principalmente para garantir o “Direito de Nascer na Minha Terra”, disse o secretario Assis Carvalho, referindo-se ao projeto governamental de construir unidades básicas que permitam que sejam feitos partos em pequenas cidades do interior, evitando que as grávidas tenham de deslocar-se para outros municípios pólos. Unidades deste tipo estão aptas a fazer saúde bucal, procedimentos como suturas, vacinação e, sobretudo, saúde preventiva.
O prefeito de Pavussu, Elias Ferreira Neto comemorou a inauguração contando que a unidade de saúde “era um sonho nosso antigo, até porque quando nosso povo precisava de um atendimento de melhor qualidade tinha que sair daqui para ir a municípios próximos como Floriano ou Canto do Buriti”.
Representando o governador Wellington Dias na solenidade, o secretário de Fazenda Antonio Neto disse que “a principal preocupação dos gestores nos dias de hoje tem que ser com a saúde de seu município, sem isso o povo fica sem qualidade de vida, sem expectativa de melhoria de vida”. Ainda segundo Antonio Neto, “Pavussu não tinha uma assistência adequada ao seu povo. Com essa unidade de saúde bem equipada, nós poderemos dar um atendimento mais digno ao povo desta cidade” finalizou.