Durante as comemorações dos 186 anos da Batalha do Jenipapo o município de Campo Maior recebeu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
O investimento foi realizado pelas três esferas de Governo. Do Ministério da Saúde recebeu duas ambulâncias – uma de suporte básico, onde vão trabalhar um socorrista e um técnico de enfermagem e outra de suporte avançado onde trabalharam um socorrista, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e um médico. Quando começar a funcionar efetivamente, o Ministério da Saúde repasará mensalmente R$ 59 mil para custear o serviço.
O Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Saúde adaptou o hospital regional com uma sala de estabilização, uma exigência para a implantação do SAMU, equipou o hospital para receber os pacientes e fez o treinamento dos profissionais que irão trabalhar no SAMU.
A Prefeitura de Campo Maior em contrapartida construiu a sede, selecionou a equipe de servidores municipais que vão atuar no Serviço, firmou convênio com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina - responsável pela regulação do serviço na região - e assume a compra de insumos para os procedimentos de urgência.
Participaram da solenidade de inauguração o ministro do Turismo, Luiz Barretto, representando o governo federal; o governador Wellington Dias, o secretário estadual de Saúde Assis Carvalho, o prefeito João Félix e outras autoridades. O governador afirmou que o serviço do SAMU será muito importante para o município de Campo Maior que, a partir desta data festiva, poderá contar com um atendimento de urgência e emergência com qualidade e rapidez. “É uma alegria termos aqui uma unidade avançada com condições de atender com mais eficiência. Aqui temos equipes treinadas e qualificadas para atender os pacientes resgatados pelo SAMU. Com essa parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal quem ganha é a população de Campo Maior”, concluiu.
Para o secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho, a instalação de uma unidade do SAMU em Campo Maior vai contribuir para resolutividade no atendimento aos pacientes. “A população está de parabéns. O SAMU é aquele tipo de serviço que a gente espera não precisar usar, mas se precisar é necessário que esteja próximo e acessível. Isso gera uma segurança que não tem preço” afirmou o secretário.
O Piauí já possui 19 unidades do SAMU, que somam 41 ambulâncias prestando atendimento de urgência nos seguintes municípios: Teresina, Piripiri, Água Branca, Piracuruca, Barras, Campo Maior, Floriano, Uruçuí, Picos, Oeiras, Paulistana, Simplício Mendes, Simões, Parnaíba, Cocal, Luís Correia e Buriti dos Lopes.
O SAMU de Campo Maior inicialmente irá atender a uma população de 40 mil habitantes em Campo Maior e mais 30 mil na região que inclui os municípios de Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Coivaras, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco. O serviço é parte integrante do SAMU de Teresina e vai funcionar como uma base descentralizada onde a central de regulação de Teresina será responsável por todas as chamadas do 192, decidindo para onde deve ser encaminhado cada caso atendido.
Por Daiton Meireles