A Clínica Ortopédica do HGV, que já é uma unidade de referência num raio de 400 km, está sendo preparada para atender tornar-se um centro de referência regional e nacional para casos de alta complexidade como fratura de coluna e fêmur. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde Assis Carvalho com a chegada de equipamentos no valor de R$ 2,3 milhão que vão, junto com a reforma do hospital, habilitar a clínica para atender aos pré-requisitos do Ministério da Saúde.
De acordo com diretor do HGV, Noé Fortes, os equipamentos do convênio com o Instituto Nacional de Trauma-Ortopedia (INTO) “são de última geração para as clínicas de ortopedia e traumatologia. Esses equipamentos garantem um salto de qualidade no atendimento dos pacientes, além de possibilitar cirurgias mais rápidas e seguras. São Sistemas de artroscópios, intensificadores de imagem, mesas de cirurgias, monitores, aparelhos de anestesia que já estão em uso e estamos aguardando mais um sistema de artroscópio”, afirma.
Para completar a preparação, o hospital está comprando mais equipamentos e fazendo a reforma hidráulica e elétrica. “Num raio de 400 quilômetros, somente o HGV realiza procedimentos em alta complexidade na área de ortopedia. Atendemos uma média de 500 pacientes por mês no Ambulatório do HGV. Todos buscam a excelência dos nossos serviços. Temos médicos competentes e, apesar da demanda, as pessoas sabem que o HGV realmente resolve”, diz o coordenador da Clínica Ortopédica, Osvaldo Mendes.
Como exemplo do que Mendes diz está o caso de Edmar Carvalho, que sofreu um acidente automobilístico no Maranhão e percorreu 448 quilômetros em busca de atendimento, que somente encontrou no Hospital Getúlio Vargas. Depois de três meses internado e passar por vários tipos de procedimentos de alta complexidade, incluindo uma cirurgia plástica e tratamento clínico de fisioterapia, teve alta e está voltando para o seu Estado, satisfeito com o serviço.
Segundo Edmar, os médicos no Maranhão disseram que o seu caso somente seria resolvido aqui, pois somente o HGV possui equipamentos, profissionais e centro cirúrgico adequado para realizar os procedimentos de que ele precisava.