Começa segunda-feira, dia 30, em Parnaíba, o terceiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária. O treinamento de três dias, voltado para gestores de saúde, é ministrado por consultores brasileiros e canadenses e trata de temáticas de atenção primária à saúde. As aulas vão acontecer no hotel Pousada dos Ventos, que permanecem até a próxima quarta-feira, 01.
O curso, composto de quatro módulos, faz parte de um projeto patrocinado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA) e pelo Ministério da Saúde, executado pela Universidade de Toronto e pelo CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
Piauí, Alagoas, Maranhão e Paraíba foram os quatro estados brasileiros contemplados com o projeto, que visa melhorar os indicadores de saúde nos mesmos.
Os gestores de saúde, participantes do curso que teve início em outubro de 2008 em Teresina, estão elaborando projetos baseados em evidências, a fim de intervir positivamente em uma série de problemas de saúde enfrentados pelo Estado.
Mortalidade infantil e materna, hipertensão, hanseníase, aleitamento materno, HPV, gestação adolescente e doenças diarréicas e respiratórias estão entre os temas escolhidos para intervenção. Entre os gestores de saúde, encontram-se nutricionistas, enfermeiras, pedagogos, médicos, dentistas e assistentes sociais.
De acordo com o Dr. Yves Talbot, médico e professor da Universidade de Toronto, o objetivo principal do curso é o aperfeiçoamento das práticas de gestão dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “O curso oportuniza a apropriação de uma metodologia de enfrentamento de problemas de saúde e disponibiliza ferramentas para que os participantes desenvolvam habilidades gerenciais. Além disso, o curso enfatiza que as questões de gênero e etnia devem ser consideradas a fim de que pessoas de ambos os sexos e todas as raças, sejam tratadas com equidade”, explica Talbot.