No Hospital Areolino de Abreu, os pacientes chegam bem cedo e o tempo que eles esperam o atendimento ambulatorial é também aproveitado para esclarecer dúvidas e relaxar. Todas as quartas, a partir das 8h, entra em cena o grupo “Sala de Espera”, que ajuda os pacientes a aguardarem a consulta de forma mais agradável e esclarecedora. O “Sala de Espera” é um projeto de assistência social que visa esclarecer o funcionamento do hospital, do SUS, entre outros assuntos acerca dos direitos dos cidadãos, tornando o tempo em que eles ficam esperando em um exercício terapêutico e de cidadania. É uma iniciativa do Hospital Areolino de Abreu, que convida 20 pacientes por quarta para participar das dinâmicas e rodas de conversa. Junto com essa iniciativa, os horários dos médicos também foram regulados, para amenizar a espera. A função do grupo não é apenas ocupar o tempo ocioso do paciente, mas transformar em espaço sócio-educativo, com diversos temas que servem para divulgar os serviços do hospital e do SUS. O grupo funciona também para que os pacientes com transtornos mentais conheçam os seus direitos e os familiares aprendem quais as melhores formas de cuidar dos pacientes. Os temas mais freqüentes são as consultas, receitas e como requerer o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) junto à previdência, além de informações sobre os próprios transtornos. “O Hospital tem procurado oferecer diversas técnicas terapêuticas, como esse grupo, além de melhorar o humor, faz com que o paciente deixe de ser passivo para se tornar um cliente conhecedor dos seus direitos”, pontua Márcia Astrês, diretora do Hospital. O “Sala de Espera” teve inicio em 2003 a partir de um projeto pensado por estagiários de serviço social supervisionados por Rosemeire Santos, que hoje coordena o projeto. “Nós observamos que os pacientes ficavam entediados com a espera da consulta, mesmo ouvindo música na sala do ambulatório, então percebemos que esse tempo poderia ser melhor aproveitado”.