A Secretaria de Saúde investe na contratação por concurso público e na qualificação de seus mais de 11 mil servidores – um verdadeiro batalhão de profissionais trabalhando para o bem estar dos piauienses Em 23 anos trabalhando no Hospital Infantil Lucídio Portella, a auxiliar de enfermagem Tânia Araújo já viveu muitas histórias e diz que trabalhar com crianças foi uma escolha pessoal. “Esse foi o meu primeiro emprego. Tive a oportunidade de trabalhar com pacientes adultos, mas as crianças são mais afetuosas”, conta dizendo, ainda, que é impossível não se envolver com os dramas e sofrimentos dos pacientes que ela ajudar a cuidar. José Henrique Marques é gastropediatra e trabalha do Hospital Infantil há três anos. “No início eu senti algumas dificuldades de adaptação, pois vim de um hospital com estrutura diferente da que encontrei aqui. Qualquer trabalho tem as suas dificuldades, mas gosto de trabalhar aqui no Infantil”, afirma. Tânia e José Henrique fazem parte do verdadeiro batalhão de pessoas que trabalham para manter a saúde dos piauienses. São 11.273 servidores que integram a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Os funcionários estão espalhados por todo o Estado, sendo 6.133 lotados na capital e 5.140 no interior. São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, motoristas, auxiliares de serviços gerais, maqueiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, porteiros, eletricistas, psicólogos, coordenadores, gerentes, fisioterapeutas, recepcionistas, administradores, contadores, enfim, uma lista extensa de profissionais das mais diversas áreas. As mulheres são maioria, correspondem a mais de 60% do total de servidores. Os salários e carga horária são diferenciados, a partir da carreira, e a remuneração varia de acordo com o local de trabalho em gratificações como urgência e emergência, plantões. Pela porta da frente Desde 2003 o Estado vem investindo em concursos públicos. Na Saúde foram realizadas quatro seleções nos anos de 2003, 2005 e 2007 contemplando todos os níveis de escolaridade. Foram contratados mais de 400 médicos, mais de 250 enfermeiros e 603 técnicos de enfermagem. Já foram nomeados 3.466 servidores. Nos últimos dois anos, foram chamados mais de 1.974 servidores. “Eu sempre me alegro quando assino um termo de posse, porque sempre defendi que o concurso público é um modelo democrático, onde se ingressa pela competência. Hoje oferecemos ao Piauí uma força de trabalho que entra pelo caminho do concurso, com a certeza de que vamos contribuir ainda mais com a humanização dos serviços”, disse. Empossado em março de 2009, João Batista Martins Júnior foi aprovado para o cargo de farmacêutico e comemorou o novo trabalho. “É a segunda maior alegria que eu tenho na minha vida. A primeira foi quando eu entrei para a faculdade de farmácia. Entrei no serviço público de forma democrática. Vou trabalhar para o bem estar da população que vai precisar dos meus serviços, isso é muito gratificante”, afirmou. Virgínia Célia foi empossada como técnica de enfermagem em junho de 2008 e comentou na época. “Eu estou muito feliz por estar aqui hoje sendo empossada e mais feliz ainda por estar entrando pela a porta da frente. O concurso incentiva mais ainda as pessoas para se qualificarem e aí acaba acontecendo como ocorreu comigo, fui aprovada e agora é só trabalhar”. O município de Picos foi um dos beneficiados com a chegada de novos profissionais concursados. Foi no Hospital Regional Justino Luz que Francisco Eriverton Batista assumiu a vaga de técnico de enfermagem conquistada no concurso realizado em 2007. “A gente sabe que o mercado de trabalho hoje está muito difícil e trabalhar num serviço público é um desejo de todos. O concurso dá a oportunidade para quem tem capacidade e a prova está aqui, mais de 200 pessoas assumindo hoje o seu trabalho, um resultado de bastante força de vontade”. Investindo no servidor Para se ter um bom resultado nas ações de saúde é preciso que os profissionais estejam motivados e qualificados para exercer as suas atividades diárias. Para isso, a Secretaria da Saúde tem investido em capacitações, treinamentos, cursos, seminários, entre outras atividades. Através das ações desenvolvidas pela Gerência de Qualificação de Pessoas, foram capacitados entre os anos de 2007 e 2008, mais de dois mil servidores. As áreas de formação vão desde cursos básicos como informática a curso de nível superior como mestrado. Os hospitais e outras unidades gestoras também promovem capacitações internas para os seus profissionais, em áreas bem específicas. Hospitais, como o HGV, promovem cursos admissionais para recepcionar os novos servidores que chegam ao maior hospital público do Estado. Durante o treinamento são abordados temas como higiene pessoal, classificação e manejo dos resíduos hospitalares e os cuidados contra infecções hospitalares. Os participantes recebem um manual de Procedimentos e Técnicas de Limpeza e Higienização Hospitalar que contém informações sobre os cuidados que os funcionários devem adotar durante o trabalho. “Para que o serviço de limpeza seja ideal é preciso um programa de treinamento dos profissionais, prestando informações quanto às operações de limpeza, utilização de proteção individual e alertando-os para a percepção do risco ocupacional e, consequentemente para os cuidados com a própria saúde', explica a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HGV, Fátima Silva. Para o diretor de Gestão de Pessoa, Elói Lages, todos esses investimentos deram mais agilidade às atividades e contribuíram para a melhoria do clima organizacional.