O Laboratório de Toxicologia, Genética e Biologia Molecular (Lab – Toxigen, que será inaugurado amanhã, 15, pelo governador Wellington Dias e o secretário Assis Carvalho às 9h no Laboratório Central (Lacen), está preparado para desenvolver pesquisas e serviços relacionados às doenças genéticas e prevenção do câncer. Ele é um dos cinco do país especializado em Saúde do Trabalhador.
É um laboratório de uso coletivo muito importante para a prevenção de doenças que podem acometer o trabalhador, pois está relacionado tanto a um estudo do ambiente de trabalho, como aos materiais que o trabalhador utiliza na execução das suas tarefas. Para a estrutura do laboratório foi investido R$ 680 mil oriundos de convênios com o Ministério da Saúde, recursos do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Tesouro Estadual.
O laboratório vai realizar, através do Cerest, avaliação e monitoramento de trabalhadores expostos a risco ocupacional. O acesso ao serviço ocorre mediante notificação de trabalhadores expostos junto à Secretaria Estadual de Saúde pelo Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (SINAN), através da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente do Trabalho e denúncias ou solicitações pelo telefone 0800- 2803655 quando houver suspeita de contaminações ou manifestações clínicas de grupos de trabalhadores, garantindo desta forma o diagnóstico precoce e tomada de decisões para a prevenção de doenças, incluindo o câncer.
Serão avaliados grupos de trabalhadores expostos a agrotóxicos, radiação ou qualquer substância química, a exemplo dos frentistas e mecânicos, para detectar alterações celulares. Para isso será feito a retirada de amostras da mucosa bucal e de sangue. “Através dos resultados dos laudos coletivos poderemos notificar os empregadores para adotarem medidas de segurança no intuito de diminuir a exposição dos trabalhadores a essas substâncias”, explica o secretário de Estado da Saúde Assis Carvalho.
O Lacen fica na rua 19 de novembro, 1945 bairro Primavera.