Hoje é o Dia “D” de vacinação contra a gripe para pessoas com 60 anos ou mais. Todo o país está mobilizado na campanha que pretende vacinar 20 milhões de brasileiros até o dia 08 de maio. Para este ano, a meta do Piauí é de 257.867 idosos. As mobilizações para o dia “D” começaram bem cedinho, às 8h, no Hospital do Parque Piauí.
A Campanha é uma prevenção contra a gripe e as doenças oportunistas que podem acometer os cidadãos na faixa etária de 60 anos ou mais. Para esta mobilização foi distribuído cerca de 22,1 milhões de doses da vacina contra a influenza para todo o Brasil e 304.550 para o Piauí. Mais de sete mil pessoas estão trabalhando na campanha em todo o Estado, em 2.600 postos móveis e fixos distribuídos nos 224 municípios.
O Estado ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde no ano passado, conseguindo uma cobertura de 92,19% da vacinação. Alguns municípios do Piauí, a exemplo de Pedro Laurentino que está com cobertura de 96%, já atingiram a meta. “A vacinação é um compromisso do SUS com a saúde preventiva dos brasileiros. O Piauí vem conseguindo ótimos resultados, e esse ano não será diferente”, afirmou o secretário Assis Carvalho durante a solenidade que contou com a presença do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes e do presidente da Fundação Municipal da Saúde, Firmino Filho.
Em 2009, o Piauí quer vacinar 276.867 idosos. “É importante à manutenção dessa cobertura para assegurar a proteção da população, evitando assim, as complicações causadas pela influenza nos idosos”, explicou a coordenação estadual de imunização, Eudóxia Dantas.
Na população acima de 60 anos, a gripe pode trazer maiores complicações, entre elas às doenças pulmonares e do coração. A pneumonia é o agravo mais comum entre os idosos não imunizados contra o vírus influenza. Os casos mais graves podem levar até a morte. "A vacina serve para prevenir e evitar as internações hospitalares de idosos, uma população que está mais suscetível ao vírus da gripe", disse Assis Carvalho.
A distribuição de vacinas foi feita ainda no início do mês de abril. A campanha estende-se até o próximo dia 8 de maio. O horário de vacinação é de 8h às 17h, e é gratuita.
Por Sana Moraes