Mesmo sem casos confirmados de gripe suína no Brasil, todos os estados estão em alerta e no Piauí não é diferente. Na manhã de hoje, 29, foi realizada uma reunião conjunta entre Secretaria da Saúde, Infraero, Anvisa, Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí), Vigilância Sanitária Estadual, Instituo de Doenças Tropicais Natan Portella e técnicos da Gerência de Vigilância em Saúde, para reativar Plano de Preparação para Pandemia de Influenza do Estado do Piauí.
A gerente de vigilância em saúde, Maria Veloso Soares, conta que o Plano foi montado em 2006, quando o mundo enfrentava a gripe aviária. “Vamos adequar o plano ao momento atual, já que a forma de prevenção e contágio é semelhante ao surto ocorrido em 2006”, disse.
Os profissionais do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella estão recebendo treinamento desde a manhã de hoje sobre as questões de biossegurança e possíveis casos de gripe suína que podem chegar ao hospital, que é referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas. “Médicos e enfermeiros estão sendo levados a recordar medidas de biosegurança interna e medidas químicas de segurança, para que outras pessoas não sejam infectadas por alguém que esteja internado no hospital com a doença”, esclareceu.
O diretor aproveitou para tranquilizar a população. “Estamos tomando medidas de precaução, portanto a população não deve entrar em pânico com isso, pois nenhum caso foi comprovado ainda no país. Além disso, o nível de letalidade da doença é considerado baixo. O Piauí não é uma ilha, então estamos nos prevenindo”, afirmou.
O Natan Portella também está preparando seu espaço físico, caso ocorra no Piauí casos de gripe suína. São três leitos que serão isolados com pressão negativa, ou seja isolamento total e mais um leito de UTI. Amanhã, 30, ocorre no auditório do Natan Portella mais uma palestra ministrada pelo infectologista José Roberto Melo que vai mostrar os procedimentos que devem ser tomados com a chegada de doentes, uso de equipamentos de proteção e isolamento de pessoas contaminadas.
O diretor da Assistência Farmacêutica estadual, Osvaldo Bonfim, informou que nos próximos dias o Ministério da Saúde deve estar encaminhando medicamento Tamiflur (oseltamivir) que é usado para esses casos.
Confira em nosso site o alerta epidemiológico sobre a influenza suína.
Por Sana Moraes