Com o intuito de garantir a qualidade e conservação dos tecidos oculares humanos para disponibilizá-los para transplante, a Secretaria Estadual da Saúde vai inaugurar o Banco de Olhos no Hospital Getúlio Vargas.
As novas instalações terão capacidade para ampliar o atendimento em 50%. “A qualidade dos tecidos encontram-se diretamente ligada aos processos realizados pela equipe multiprofissional, desde a seleção dos doadores, a captação e o armazenamento, daí a importância da inauguração do Banco de Olhos para o Piauí”, disse o diretor do HGV, Noé Fortes.
O transplante de córnea é indicado quando ela apresenta problemas em sua transparência ou curvatura. A Ceratocone, deformidade da córnea é uma das principais causas de indicação desse tipo de transplante. “No transplante, a região central da córnea é substituída cirurgicamente por uma córnea saudável. Os métodos que serão utilizados no Banco de Olhos do HGV para a coleta e armazenamento serão compatíveis aos utilizados nos principais estabelecimentos de saúde do mundo”, explicou a oftalmologista Aline Guimarães.