O Piauí passa a contar a partir de hoje, 04, com um Banco de Olhos. Inaugurado pelo governador Wellington Dias e pelo secretário Assis Carvalho, o novo serviço vai possibilitar a captação e tratamento de córneas para transplantes.
A inauguração fez parte das comemorações dos 68 anos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), iniciada hoje e que se estendem até a próxima sexta-feira, 08. O secretário da Saúde, Assis Carvalho destacou a importância desse serviço para o Piauí. “Nosso objetivo é reduzir uma fila de mais de 700 pessoas que estão na fila de espera por uma córnea para o transplante”, destacou.
O diretor do HGV, Noé Fortes, explica que as novas instalações terão capacidade para ampliar o atendimento em 50%. A coordenadora do Banco de Olhos, Aline Guimarães, disse que com a abertura do Banco de Olhos, haverá melhoria na captação e armazenamento de todas as córneas doadas no Piauí. “Isso vai possibilitar um melhor controle da qualidade dos tecidos oculares humanos disponibilizados para transplante”, afirma.
Mesmo com o aumento da conscientização da população sobre doação de órgãos, é necessário um esforço maior na área de captação, ou seja, é preciso oferecer a possibilidade de doação, através das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes e das equipes médicas em geral. “O Piauí apresenta um grande potencial na área de transplantes e possui equipes altamente qualificadas. A partir da implantação desse Banco de Olhos poderá ampliar a captação de córneas e, consequentemente, de transplantes”, esclarece Noé Fortes.
A instalação do Banco de Olhos do HGV atende à Portaria nº 902 do Ministério da Saúde (MS), que estabelece o funcionamento e cadastramento de Bancos de Tecidos Oculares dentro de estabelecimentos hospitalares. Foram investidos na obra aproximadamente R$ 50 mil do Tesouro Estadual.
Na abertura das comemorações dos 68 anos de HGV estavam presentes os deputados Estaduais Lílian Martins (PSB), Warton Santos (PMDB) e o Líder do Governo na Assembléia Legislativa, Cícero Margalhães (PT). Além de representante de Entidades Médicas, como o presidente do Conselho Regional de Medicina, Wilton Mendes e o presidente dos Sindicatos dos Hospitais, Dib Tajra e representante do Conselho Estadual da Saúde, Diana Sipaúba.
Por Fátima Oliveira