Um projeto pioneiro foi inaugurado ontem, 25, pela Secretaria da Saúde na comunidade Sobrado, localizada a 25km do município de Pio IX. Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com sistema de abastecimento de água, unidades sanitárias e um projeto produtivo que alia piscicultura e caprinocultura totalmente sustentável. É o projeto “Água de Valor”.
As obras foram executadas pelo Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí - Prosar com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop. Foram investidos R$ 1.245.718,06 na construção de 114 unidades sanitárias, ligação através de sistema de abastecimento de água de 112 domicílios, três tanques para criação de peixes, quatro chafarizes com água potável para consumo humano, dessalinizador, reservatório, aquisição de alevinos e caprinos.
O governador Wellington Dias fez questão de salientar que o Projeto Água de Valor, vai permitir o tratamento da água salobra existente na região de Sobrado, e ainda a geração de trabalho e renda para os beneficiados na área da piscicultura, esta consorciada para irrigação para a produção de uma planta - a erva sal - que, em consequência vai servir de ração para a criação de ovinos e caprinos.
O secretário da Saúde, Assis Carvalho, destaca que esse projeto é pioneiro, pois além de levar saúde através da água tratada e do saneamento básico, leva também o incentivo produtivo para essa comunidades da área rural. “Todo esse sistema será administrado pela população através de sua associação. Eles terão a oportunidade de gerir o próprio projeto produtivo e para isso receberam toda a orientação dos nossos técnicos. Sem contar que com a água tratada e os banheiros, os índices de doenças de veiculação hídrica, a exemplo da diarréia, tendem a diminuir. Os resultados do Prosar têm sido muito positivos em todos os lugares aonde ele já chegou”, afirma Assis Carvalho.
Por Sana Moraes