Os médicos efetivos que integram o corpo clínico do Hospital Getúlio Vargas vão eleger nesta quinta-feira, 28, os novos membros da Comissão de Ética Médica. A CEM existe no HGV desde 1994, sendo o órgão supervisor da ética profissional no Hospital, representando os Conselhos Regional e Federal de Medicina.
Dentre as suas atribuições, a CEM supervisiona, orienta e fiscaliza o exercício da atividade médica, e atenta para as condições de trabalho. A Comissão zela ainda pela qualidade do atendimento oferecido aos usuários, fazendo com que sejam respeitados os preceitos éticos e legais; além de discutir, divulgar e orientar sobre temas relativos à Ética Médica aos usuários da Instituição e médicos.
Para o diretor do HGV, Noé Fortes, a Comissão de Ética Mèdica exerce uma importante função opinativa, educativa e fiscalizadora nos aspectos referentes ao desempenho ético da medicina dentro da instituição. “A CEM zela e trabalha por todos os meios ao seu alcance, pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente", acrescenta.
Os candidatos a eleição são os médicos Gerardo Vasconcelos (Ortopedia), Arquimedes Cavalcante (Neurologia), Ednaldo Miranda (Oftalmologia), Diane (Nefrologia), Kátia Marabuco (Clínica Cirúrgica), Lauro Lourival (Dermatologia), Alessi (urologia), José Newton (Radiologia), Rodrigo Norões (Clínica Vascular), Pedro Vitor (Ginecologia) e Lina Gomes dos Santos (Patologia).