Equipes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí estão em Cocal da Estação desde ontem à noite, para atender às famílias atingidas pelo incidente ocorrido na Barragem Algodões I. São 14 profissionais especialistas como pediatra, ortopedista, cardiologista, além de clínico geral e psicólogo, agentes de endemias, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
De acordo com o secretário de saúde Assis Carvalho, o município receberá o apoio necessário para atender à população. “Assim que recebi um telefonema do prefeito de Cocal relatando o rompimento da barragem, mobilizamos equipes do Samu para o município e enviamos de imediato ambulância de Teresina e Parnaíba para atender rapidamente no que fosse necessário”, disse.
Um plano de ação foi preparado para atender qualquer urgência durante esta quinta-feira (28), quando as equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão fazendo o resgate das famílias que ficaram isoladas nas comunidades atingidas pela barragem.
O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria, Albano Amorim está coordenando pessoalmente o trabalho no município e disse que caso seja necessário os hospitais de Piripiri e Parnaíba estão prontos para prestar atendimento. “Dobramos o plantão dos hospitais de Piripiri e Parnaíba. Assim, se for necessário eles poderão auxiliar no atendimento dessas famílias”, disse Albano.
Toda ação da Secretaria de Saúde está sendo feita em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar encarregados de levar as pessoas aos pontos de atendimento onde a Saúde faz uma triagem e encaminha para o local mais adequado.
“Montamos quatro pontos de atendimento. Cada um com duas ambulâncias, médico e enfermeiro. Estamos priorizando as comunidades mais atingidas. Caso seja necessário as pessoas serão levadas para o hospital de Cocal onde teremos médicos de plantão, explica Albano Amorim.
A Secretaria de Saúde também reforçou o estoque de medicamentos do Hospital Joaquim Vieira de Brito e preparou leitos para atendimentos.