As vítimas do desastre em Algodões I que precisarem de atendimento de média e alta complexidade deverão ser encaminhadas para Piripiri e Teresina. A decisão foi tomada pelo secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho, que transferiu o referenciamento, que antes era do hospital estadual de Parnaíba, por conta do corte da estrada que isolou o município.
O secretário Assis Carvalho está hoje em Cocal, acompanhando pessoalmente os trabalhos da equipe de saúde que estão no local desde a noite de quarta-feira, 27, dia em que ocorreu o rompimento. São profissionais dentre pediatras, ortopedistas, cardiologistas, além de clínicos gerais e psicólogos, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos da Vigilância Sanitária. A equipe conta agora com helicóptero para atender e medicar as pessoas diretamente nas comunidades isoladas.
A maioria dos atendimentos feitos são de pessoas com hipertensão e dores de cabeça provocado pela tensão por conta dos acontecimentos. Também está sendo feito o atendimento psicológico.
Toda ação da Secretaria de Saúde está sendo feita em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar encarregados de levar as pessoas aos quatro pontos de atendimento onde a Saúde faz uma triagem e encaminha para o local mais adequado. Em cada ponto de atendimento, além dos profissionais, há duas ambulâncias e medicamentos.
Ontem, 28, a Secretaria encaminhou 50 mil unidades de medicamentos como antialérgicos, antibióticos, anti-hipertensivos e antifúngicos.