A Secretaria Estadual da Saúde realiza desde ontem, 02, uma Oficina de Suporte e Atualização de Módulos Operacionais de Atenção a Tuberculose para cinco municípios prioritários do Piauí. O evento acontece no período de 02 a 04 de junho, no Hotel Cabana.
A oficina conta com a presença de 10 integrantes do Ministério da Saúde e ainda o coordenador do programa nacional de controle da tuberculose, Draurio Barreira.
Participam do evento, médicos, enfermeiros, psicólogos e profissionais de atenção básica de cinco municípios prioritários. São eles: Teresina, Altos, Parnaíba, Picos e Piripiri. “Esses municípios são os que possuem a maior incidência dos casos de tuberculose no Piauí. A oficina é importante também para chamar a atenção dos hospitais daqueles municípios para dar uma melhor assistência aos pacientes”, disse a diretora da unidade vigilância e atenção a Saúde, Cristiane Moura Fé.
Em 2008, o Piauí teve 1.067 casos diagnosticados de Tuberculose, desse total, 854 são casos novos. O número corresponde a uma incidência de 27,37% para cada 100 mil habitantes. “Estamos abaixo do que o Ministério da Saúde preconiza, que é uma incidência de 35%, mas o nosso problema maior é que esse número está com uma resistência, ou seja, esse número está persistindo ”, explicou a supervisora estadual de Tuberculose, Karina Amorim.
Veja abaixo os números da Tuberculose nos municípios prioritários.
Altos – 10
Parnaíba – 82
Picos – 17
Piripiri – 16
Teresina – 280