O projeto Olhar Brasil que está levando consultas oftalmológicas para corrigir problemas de visão de alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado, já percorreu 26 municípios no Piauí. O projeto é uma parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação com o governo federal e prefeituras e vai beneficiar 107 mil estudantes em todo o Piauí.
O Olhar Brasil tem uma duração de cinco meses e é voltado para a educação de jovens e adultos.
A evasão escolar registrada pelo Programa Brasil Alfabetizado ainda ultrapassa os 50%. A maioria dos alunos deixa o programa alegando problemas de visão. No Piauí o número de analfabetos ainda é considerado alto, 524 mil pessoas ainda não sabem ler nem escrever. Entre os alunos da rede pública foi feito um estudo que apontou que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos sofrem com problemas de refração. Baseados nesses dados, o governo federal instituiu o Programa Olhar Brasil.
O programa funciona da seguinte forma: a Secretaria de Saúde contratou oftalmologistas que estão indo às escolas onde a Secretaria de Educação mantém salas de aula de educação de jovens e adultos nos diversos municípios. Após a consulta completa, os alunos diagnosticados deverão receber óculos com lentes mono ou bifocais. Os que precisarem de cirurgia farão o procedimento normalmente na rede credenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Os municípios que receberam o projeto até agora são Água Branca, Altos, Aroazes, Boqueirão, Cabeceiras, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Dom Expedito Lopes, Elesbão Veloso, Ipiranga, Lagoinha, Monsenhor Gil, Nova Santa Rita, Paquetá, Passagem Franca, Pedro II, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, São Julião, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes, Valença e Várzea Grande.
No próximo fim de semana, a caravana do Olhar Brasil segue para Piripiri, Miguel Alves, Massapé, Nossa Senhora de Nazaré, São Gonçalo do Piauí, São Luís do Piauí e São João da Canabrava.