O dia “D” de vacinação contra a pólio é amanhã, 20 e o Piauí precisa vacinar mais de 300 mil crianças de até cinco anos de idade. As atividades vão ser iniciadas no Hospital do Buenos Aires, a partir de 8h30.
A Secretaria da saúde já distribuiu 430 mil doses de vacina nos 2800 postos de vacinação em todo o Estado. A vacinação contra pólio é composta por duas fases, a primeira que inicia agora, e a segunda, apenas será em agosto. Todas as crianças devem cumprir o programa de vacinação até completar cinco anos de idade, que são três doses cada uma com duas fases.
“As duas fases da vacinação são importantes, pois mesmo que o Brasil não registre novos casos da doença há muitos anos, ainda existe risco, pois em alguns países como a Índia a doença não foi eliminada” conclui Eudóxia Dantas, coordenadora estadual de imunização. A primeira fase da vacinação prosseguirá até julho.
Sobre a doença
A poliomielite é uma infecção causada por vírus, que geralmente atinge crianças. Normalmente não leva à morte, mas deixa lesões sérias nos membros causando a paralisia. As três doses da vacinação, quando cumpridas, garantem a imunização completa contra os três tipos de vírus da pólio.