O Hospital Getúlio Vargas realiza neste sábado (20), no Ambulatório, a partir das 7 horas da manhã, dois Mutirões: o da Catarata e do Pé Torto. A meta é atender 150 idosos no Mutirão da Catarata e crianças na faixa etária de zero a cinco anos com Pé Torto Congênito.
O objetivo da campanha é alertar a população e orientar os familiares das crianças de zero a cinco anos de idade que apresentam o problema, bem como oferecer tratamento e acompanhamento para elas.
De acordo com o chefe da Clínica Ortopédica do HGV, Osvaldo Mendes, o Pé Torto é uma das deformidades congênitas mais comuns e o tratamento deve começar o mais cedo possível. "Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil fica colocar o pé na posição correta", alerta o ortopedista. Segundo ele, o método mais indicado e utilizado para o tratamento é conhecido como técnica de Ponseti, que é a menos traumática, de resultado mais rápido e apresenta eficácia em mais de 90% dos casos.
No sábado, mais uma etapa do Programa Mutirão da Catarata acontecerá a partir das 7 horas da manhã na Clínica Oftalmológica, também no Ambulatório. Os pacientes devem levar o Documento de Identificação e CPF.