Uma equipe de técnicos da Secretaria da Saúde e do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela já está em São Raimundo Nonato para providenciar a instalação de dois leitos de isolamento no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. Os leitos são uma exigência do Ministério da Saúde para casos de Influenza A. São Raimundo Nonato vai sediar o período de 29 de junho à 03 de julho o Global Rock Art, evento internacional que vai atrair pesquisadores de arte rupestre do mundo inteiro.
Durante todo o evento, a equipe do hospital será reforçada com especialistas na área de infectologia/medicina intensiva, cirurgia, anestesia, cardiologia e ortopedia. O atendimento de urgência e emergência também será reforçado. “São Raimundo Nonato já possui equipe do SAMU, mas a secretaria estará reforçando esse atendimento móvel de urgência com mais três ambulâncias”, explica o superintendente de organização hospitalar, Eucário Monteiro.
Além dos leitos de isolamento, serão também montados dois leitos de tratamento semi-intensivo de caráter provisório para o evento. “Os leitos de isolamento poderão ser agregados à estrutura do hospital depois do evento”, explicou o diretor de organização e descentralização hospitalar da Secretaria da Saúde, Telmo Mesquita.
Desde o início do ano a Secretaria da Saúde vem organizando a sua estrutura em São Raimundo Nonato. O Hospital Cândido Ferraz passa por uma grande reforma externa (urbanização da entrada e fechada) e interna para melhorar a assistência aos participantes do evento e toda a população dos 13 municípios que compõem a regional de São Raimundo Nonato. A Secretaria da Saúde investiu R$ 548.211,98 na reforma da estrutura física do hospital.
As equipes da Vigilância Sanitária vão atuar nos terminais rodoviários de Teresina e São Raimundo Nonato dando informações sobre influenza A e estarão também aptas a atender os participantes e encaminhá-los aos serviços de saúde referenciados quando for necessário. “Essa medida está sendo tomada principalmente por causa da influenza A. Muitos entrarão no Piauí através dos aeroportos de Petrolina, Teresina e São Raimundo Nonato que estão sob a supervisão da Anvisa, mas não podemos deixar de supervisionar as rodoviárias que também deverão receber muitos turistas e participantes do congresso”, exemplificou a diretora da vigilância sanitária, Tatiana Chaves.
Fonte: Jornal Meio Norte