O secretário da Saúde Assis Carvalho, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal - PRF e o secretário estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, assinaram na manhã de hoje, 25, o convênio que vai intensificar a fiscalização de trânsito das ambulâncias pertencentes à Secretaria Estadual da Saúde doadoas aos municípios.
A iniciativa para firmar o convênio partiu da Secretaria da Saúde, devido às denúncias que recebia envolvendo a má utilização das ambulâncias. “O convênio passa legalmente a autorizar a parada das ambulâncias para fiscalização. A ambulância é um instrumento que deve ser usado exclusivamente para a saúde, mas infelizmente a gente sabe que há desvio de função”, disse Assis Carvalho.
Em abril do ano passado, foi assinado o protocolo de intenção junto a Polícia Rodoviária Federal. “Naquele primeiro momento foi a assinatura do protocolo. Essa etapa tem as cláusulas do convênio que visa inibir o desvio de finalidade dessas ambulâncias para que tenhamos menos mortos em nossos leitos hospitalares. O condutor que for pego fazendo o uso indevido da ambulância será retirado do veículo, multado, e então, encaminhado para a Secretaria da Saúde”, explicou Bernardo Val.
Esse é um trabalho que tem como principal objetivo, prevenir a população dos riscos de acidentes. “Temos constatado que as ambulâncias estão fazendo verdadeiramente linhas de ônibus. Isso pode prejudicar, e coloca a vida de muitas pessoas em risco. Isso não pode acontecer”, afirmou o secretário de Transportes, Luciano Paes Landim.
A Associação Piauiense de Municípios também é parceira dessa iniciativa. “A participação da APPM é fundamental, por isso estamos chamando atenção de todos os prefeitos para esses problemas que vêm ocorrendo. Qualquer outra ação, que fuja dos trabalhos para saúde do paciente, deverá sofrer punição”, ressalta o secretário da Saúde, Assis Carvalho.