O Congresso Internacional de Arte Rupestre, que se inicia no dia 29 de junho, vai atrair para a cidade de São Raimundo Nonato mais de 800 pesquisadores e estudantes da área de arqueologia. A Secretaria da Saúde fez um rastreamento para identificar possíveis focos de doenças como Dengue em São Raimundo Nonato.
Neste final de semana, será feito um grande mutirão, que inclui limpeza de vias públicas e casas e ainda visitas domiciliares. “Foi feito monitoramento de todos os índices de infestação. Foi detectado que em alguns bairros os índices de infestação da dengue estão acima do tolerável. Até agora foram notificados 93 casos na cidade. Por uma questão de prevenção, a Secretaria da Saúde vai fazer uma ação intensa em 13 bairros de São Raimundo Nonato”, explica Albano Amorim, superintende de atenção à saúde.
Para esta ação estão sendo recrutados agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, totalizando 248 profissionais, que atuam em seis municípios no entorno de São Raimundo: São Brás, Jurema, Anísio de Abreu, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde e São Lourenço do Piauí. “Vamos visitar toda a cidade de São Raimundo Nonato nesses dias que antecedem o evento para a detecção de focos e se necessário a eliminação dos mesmos com hipoclorito”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Veloso.
A Emgerpi ficará responsável pela limpeza das vias e recolhimento do lixo. Ao todo são 350 pessoas envolvidas nesta ação que continua na segunda – feira, 29, nas cidades de São Brás e Jurema.
Por Cyntia Veras