Na manhã de hoje, 29, a Secretaria de Estado da Saúde assinou convênio com a Universidade de Toronto (Canadá) para execução de projetos desenvolvidos por técnicos da saúde de diversos municípios visando o fortalecimento da atenção primária. Os projetos foram elaborados durante o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária em Saúde – um intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Canadá que está sendo realizado no Piauí desde outubro do ano passado.
Os parceiros desse projeto são o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), Ministério da Saúde e Universidade de Toronto (Canadá). O objetivo é fortalecer a gestão municipal, analisar melhor os dados e indicativos de saúde, lidando melhor com os problemas existentes nos municípios.
Municípios como Floriano, Oeiras e União, Alto Longá, Canto do Buriti, Beneditinos, São Francisco do Piauí, Cajazeiras e Teresina tiveram seus projetos aprovados.
“A parceria com a Universidade de Toronto traz novas perspectivas de estudos no que diz respeito à Atenção Básica no Estado, que é a melhor maneira de gerir e promover saúde em um município” explica Gorete Ferreira, assessora de projetos especiais da Secretaria da Saúde.