SÃO RAIMUNDO NONATO: Saúde tem aeronave para transferir pacientes para Teresina
Por conta da Influenza A, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou o atendimento de urgência e emergência em São Raimundo Nonato, que está sediando o Congresso Internacional de Arte Rupestre (Global Rock Art) a partir de hoje, 29. O município já possui equipe do SAMU (que faz o atendimento móvel de urgência), mas a Secretaria acrescentou mais três ambulâncias e equipou um avião caso seja necessário transferir algum paciente para Teresina. Entretanto, até o momento os atendimentos de urgência foram por desidratação por conta do clima.
O secretário Assis Carvalho disse “que a Secretaria está preparada para atender aos mais diversos casos na área de saúde, inclusive de Influenza A (H1N1). As pessoas podem ficar tranquilas. Há equipes médicas no próprio local do evento e no Hospital Regional Cândido Ferraz, onde foram instalados dois leitos de isolamento. Os leitos são uma exigência do Ministério da Saúde para casos de Influenza A. A equipe é formada por infectologista e profissionais especializados em biossegurança.
O Lacen (Laboratório Central do Estado) está equipado para a coleta de material para exame caso haja alguma entrada com suspeita de Influenza A H1N1. E tem uma unidade móvel, disponibilizada pela Seinfra (Secretaria Estadual de Infra-estrutura), para análise da água potável consumida na cidade.