Mais um município foi contemplado com a Unidade Básica de Saúde, desta vez, São João da Varjota. A inauguração aconteceu na manhã de ontem, 04, com a presença do secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho.
Mais de 4.400 pessoas serão atendidas com a Unidade, que vai garantir, principalmete, que todo cidadão piauiense tenha o direito de ser natural do lugar onde possui raízes e família, para isso, foi criado o projeto “Direito de Nascer na minha Terra”. "Com esta Unidade toda mulher vai poder agora ter o direito de ter um parto natural com muita decência. Ela vai ter acompanhamento e assistência antes, durante e após a sua gravidez", disse o secretário.
A implantação de Unidades Básicas de Saúde é mais um passo na consolidação da Atenção Básica à Saúde no Estado. Além do parto humanizado, essas Unidades devem oferecer procedimentos próprios do nível de atenção primária, como serviços de imunização, inalação, curativos e suturas, posto de enfermagem, entre outros."A nossa emoção está lá no alto. Essa obra retrata de que realmente aconteça a saúde preventiva de Saõ João da Varjota", comemorou o secretário municipal de saúde, Antônio Luzivan.
A proposta é que todos os municípios do Piauí tenham unidades de saúde equipadas e estruturadas em condições de viabilizar para a população o direito de nascer na sua própria terra. A construção das unidades se configura como uma estratégia estadual para o fortalecimento da atenção básica.