O Hospital Getúlio Vargas vai realizar treinamento para os profissionais de saúde sobre Influenza A(H1N1), hoje, 06, às 10 horas, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, na Av. Frei Serafim, ao lado do Hospital.
O diretor do HGV, Noé Fortes, disse que o treinamento é importante porque o HGV é um hospital de referência para casos de média e alta complexidade e, caso necessário, poderá servir de suporte para outros hospitais. "A nossa intenção é informar os profissionais de saúde sobre medidas de proteção individual relacionados ao vírus", disse o diretor.
A preparação dos profissionais é preventiva e ocorre pelo fato de já terem sido registrados casos da doença no Piauí.
O infectologista Eugênio Deusdará explicou que a grande maioria dos germes são repassados pelas mãos e erradicados com água e sabão. “A principal medida de proteção é lavar com água e sabão as mãos para evitar o contágio”, esclareceu.
Segundo ele, a preocupação da Organização Mundial de Saúde é porque trata-se de um vírus novo e o organismo humano ainda não tem defesa imunológica. O infectologista recomenda que as pessoas evitem viajar para lugares onde já existem casos autóctones da doença, locais com grandes aglomerações e contato com pessoas com suspeita da doença.
Por Fátima Oliveira