Profissionais de saúde e a população em geral têm um aliado importante na garantia da saúde cotidiana. O Centro de Informações Toxicológicas, da Secretaria estadual de Saúde, trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana, orientando sobre o que fazer em casos de intoxicações. Qualquer pessoa pode recorrer ao Centro, através do telefone 0800 280 3661, que será atendido por uma equipe preparada para atender desde os casos mais comuns até os mais complicados.
De acordo com o médico do Centro, Pedro Aguiar, o tempo é precioso quando se trata de intoxicação. “É essa a importância do Citox, já que atua diretamente, falando ao telefone, com quem precisa de ajuda a qualquer hora do dia ou da noite. Muitas vezes são procedimentos simples e rápidos, mas que podem salvar vidas”, disse Aguiar.
Campeão nos atendimentos no Centro, a intoxicação por medicamentos é o que mais preocupa a equipe. “Ainda é elevado o número de pessoas que se automedicam e isso é uma das causas de intoxicações por medicamentos. Por outro lado, a intoxicação medicamentosa em crianças também é muito freqüente”, destaca Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária estadual.
Ela ressalta que depois dos medicamentos, intoxicações por agrotóxicos, domissanitários (materiais de limpeza), plantas tóxicas e animais peçonhentos são os casos mais atendidos no Citox. “O importante é que os médicos do Centro estão preparados para esclarecer qualquer dúvida e ser um instrumento importante para salvar vidas em qualquer lugar do Piauí”, destaca Tatiana.
No último sábado, a Secretaria da Saúde realizou um teste para selecionar sete estagiários de Medicina para o Centro. Mais de oitenta pessoas se inscreveram para fazer parte da equipe. Além de selecionar sete estudantes, o Centro vai oferecer uma Capacitação em Toxicologia para os 21 primeiros colocados no teste. “A experiência no Citox é muito importante porque nós não temos uma disciplina dirigida à intoxicação, por exemplo. Estudamos Farmacologia, mas mais ligada a aplicar o medicamento. No Citox vamos aprender muito mais”, disse Adriana Lustosa, estudante de Medicina da UFPI que concorre a uma das vagas.
O resultado para o teste deverá sair a partir do dia 13 e os selecionados ganharão uma bolsa de R$ 300,00, por 24h de trabalho semanal.
Fonte: Jornal O Dia